O ano começou e começaram também as provas de águas abertas. Esse ano farei novamente o Circuito de Maratonas Aquáticas e o Circuito Aqua. Vou também experimentar o Circuito Rei e Rainha do Mar, no Rio de Janeiro. Estou ainda avaliando se vou fazer alguma prova internacional esse ano. Estou em nova categoria, Master E (45+). Postarei resultados de vez em quando por aqui, mas as provas estarão sempre disponÃveis na minha conta do Garmin Connect.
Vou usar o site mais para passar algumas dicas que tenho aprendido durante os treinos e as provas.
Recentemente comprei alguns livros da treinadora americana Blythe Lucero. O de educativos tem vários educativos para todos os estilos, vários deles com certeza conhecidos de quem treina, mas um deles me chamou a atenção.
Um dos principais problemas de quem nada crawl é cruzar o braço na frente da braçada. Além de diminuir a eficiência, pode causar lesões no ombro.
Para corrigir isso experimente, ao invés de apontar os dedos para frente, apontar o polegar para frente como no desenho abaixo:
Parece até mágica! Veja algumas imagens de nadadores profissionais fazendo o mesmo:
Prezado Joca,
Em relação à argumentação que eu trouxe no link http://www.semraias.com.br/2009/03/28/capitao-matthew-webb-primeira-pessoa-a-cruzar-o-canal-da-mancha-a-nado/comment-page-1/#comment-7221, de fato, há uma diferença entre o seu exercÃcio e o erro mencionado pelo Paul Newsome da SwimSmooth. Aqui a mão continuaria paralela à superfÃcie da água, sem rotação expressiva dos ombros. Interessante também a discussão que você teve com o pessoal da SwimSmooth e a questão do risco de se abaixar os cotovelos. Grande abraço e bons treinos!
Oi Bruno,
Pra vc tb!
Abs,
Joca.